Pela confusão com a área de atuação do urologista, muita gente não sabe quando procurar um ou outro médico. O urologista é responsável pelo sistema urinário e pelo sistema reprodutor masculino. Ou seja, se ele pede um exame de próstata, o procedimento pode ser realizado por ele mesmo ou o paciente pode ser encaminhado para um proctologista, pois a próstata é alcançada pelo ânus.

No entanto, as doenças relacionadas ao ânus, intestino e reto, são tratadas pelo coloproctologista. Assim, deve-se procurar esse profissional sempre que for diagnosticado um problema nessas áreas — ou na ocorrência dos seguintes sintomas:

dificuldade para evacuar;
constipação intestinal;
diarreia persistente por mais de 3 semanas;
dor e cólica frequentes na região abdominal;
sangramento anal;
qualquer alteração no funcionamento do intestino;
histórico de câncer intestinal ou retal na família.

Por mais simples que o sintoma possa parecer, ele pode ser um indicativo de um problema mais grave, como a Doença de Crohn ou a diverticulite. Felizmente, a maioria das doenças colorretais tem cura ou tratamento, seja por meio de medicamentos ou pela realização de uma cirurgia. Mas o diagnóstico precoce e o acompanhamento de um médico de confiança são fatores fundamentais para ter maiores chances de cura evitar complicações.