BIBLIOTECA

268

A Biblioteca da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará, têm como finalidade resgatar e preservar a história da medicina no Pará. Com a nova sede da SMCP no Palacete do Médico, possui o acervo de aproximadamente 1.300 exemplares que trata de vários assuntos como:

– Coleções Especiais de Livros Médicos. A aquisição é feita através de doações de médicos já falecidos. É nesta coleção que vamos encontrar publicações datadas do final do século XIX e início do século XX, como: 1º fascículo da revista Pará-Médico, editada em maio de 1915; além de livros que fizeram parte do acervo particular dos médicos paraenses como: Dr. Domingos Silva, Dr. Abner Cavalcante, Dr. Ewerton Amaral, Dr. Carlos Amaral Costa, Dr. Eduardo Braga, Dr. Antônio Porto de Oliveira, e outros assim como teses e trabalhos publicados.

– Coleções de Literatura Geral. Nessa coleção temos publicações de médicos que exercem a medicina mas têm outras atividades. Uns são poetas, historiadores, romancistas, compositores, etc… Entre esses podemos citar: Dr. Benjamin Hamoy, Dr. Pedro Roumiê, Dr. Antônio Juraci de Britto, Dra. Aline M; Brandão, Dr. Simão Bitar, Dr. Orlando Zoghbi, Dr. Aristóteles Guilliod Miranda, Dr. Alberto David Fadul Filho, Dr. Carlos Henry, Dr. José Moraes Rêgo, Dr. Amaury Braga Dantas, Dra. Concita Pedrinho, Dr. José Maria Salles e Dr. Leônidas Braga Dias.

– Coleção de Periódico. É toda publicação que tem uma periodicidade para ser editada como jornais, boletins informativos científicos, atas e anuários, como exemplos temos: Revista Pará-Médico e boletim informativo da SMCP – que são editados pela Sociedade. Outras como a Revista Paraense de Medicina, da Fundação Santa Casa, Diagnóstico do Sindicato dos Médicos e Jornal do CREMEPA.

O Processamento Técnico é o tratamento e processo de avaliação pelo qual as publicações são submetidas ao serem adquiridas, por compra, doação e permuta, para serem divulgadas ao usuário.

No processo de seleção de publicações são adotados os critérios de aquisição e avaliação de publicações:

Critérios de Aquisição de Publicação:

– Edições especiais não comercializadas, feitas em função de alguns eventos comemorativos da medicina paraense;
– Publicações sobre a história da medicina do Pará;
– Exemplares com anotações manuscritas de médicos paraenses, incluindo dedicatória a outro;
– Publicações autografadas por médicos renomados;
– Obras de autorias de médicos paraenses que possui um valor cultural (literatura geral e médica);
– Edições especiais de luxo com encadernação decorativa de ex-libris, etc… pertencente a médico paraense;
– Edições clássicas na história da medicina nacional ou internacional;
– Todas as obras editadas no Brasil até 1850.

Critérios de Avaliação de Publicação:

– Todas as publicações – para serem incorporadas ao acervo – serão submetidas a uma avaliação, conforme os critérios adotados pela biblioteca;
– A avaliação será feita na biblioteca da SMCP; ou na Biblioteca dos Doadores, desde que seja solicitada;
– As publicações serão inseridas no acervo por assunto e tratadas de maneira igual;
– As publicações que serão descartadas, serão enviadas a outras instituições, caso haja interesse.

COMPARTILHE